Após um certo período de discussão e planejamento, o Município de Porto Real do Colégio, atendendo a provocação do Ministério Público, está articulando a desocupação dos moradores do Ginásio São Francisco. A decisão se fez necessária devido à constatação da impossibilidade de moradia na localidade, após laudo pericial.
As famílias afetadas pela decisão irão residir temporariamente em casas alugadas pela Gestão Municipal, até que as casas populares que serão doadas pelo Poder Executivo Municipal sejam construídas. Onde 20 famílias serão beneficiadas, algumas residem no local há mais de uma década.
O encontro foi intermediado pela Promotora do Município, Ariadne Dantas e pela assistente social técnica responsável pela transferência, Anadja Almeida. Na oportunidade, a promotora enalteceu o papel o Poder Judiciário nesta ação que é de fiscalizar e dar apoio para que as famílias afetadas recebam moradias dignas. Além de demolir o referido prédio.
Durante o encontro, também estiveram presentes o Procurador-geral do Município, Pedro Vinícius; a secretária municipal de Assistência Social, Ana Cláudia; o engenheiro do Município, Dr. Felipe Farias; o assessor técnico responsável pela contratação das casas, Osmar Belarmino; e a assistente social, Irailda Costa.