Com o intuito de debater a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada nesta quinta-feira, 13, no Ginásio do Centro Educacional.
A abertura ocorreu com a formação de uma mesa de cerimônia com a presença de autoridades, onde, após as falas, aconteceu uma apresentação cultural realizada por crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Aldeia Kariri Xocó.
Em sequência, o assistente social, Italo Oliveira, apresentou o relatório sobre o "Processo e Avanço da Política Social do Município" e a Conselheira Tutelar, Regina , enalteceu o Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comemorado no dia 13 de julho.
Logo após, a assistente social especialista em trabalho social com famílias e comunidades, Djaneide Almeida Barbosa, proferiu uma palestra sobre a temática central do encontro.
O ponto alto da conferência é a formação dos grupos para discussões e produção das propostas, que foi norteado pelos seguintes subtemas: financiamento e orçamento de natureza obrigatória; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos e benefício e transferência de renda. Além da eleição dos delegados, onde foram eleitos quatro titulares e quatro suplentes, para contribuir na Conferência Estadual.
Durante a abertura do evento, participaram do dispositivo a secretária anfitriã, Ana Cláudia (Assistência), os secretários, Damião Baraúna (Saúde), Rommel Toledo (Educação) e Bergue Barros (Esportes), a Presidente do Conselho de Assistência Social, Gilmara Neris e o Subtenente Joceno, representando o comando da 3ª Companhia da Polícia Militar de Alagoas.